Termos de Uso

Termos e Condições de Uso

 

Regulamento de Formação e Condições Gerais de Utilização

 

Os presentes termos e condições de serviço regulam as relações entre o cliente do serviça UPMIND como pessoa física e individual adiante designado de Cliente, e a entidade que fornece os serviços, UPMIND Formação Avançada Lda. (NIF PT 515453900), adiante designada de UPMIND, marca registada que detém. A utilização dos serviços UPMIND implica a aceitação e concordância com os termos e condições de serviço por parte do Cliente, que consubstanciam um contrato de prestação de serviços de formação e um regulamento de formação.

 

  1. Utilização única e individual

 

1.1. O registo como Formando na UPMIND e a frequência de cursos implica a aceitação do regulamento de formação e condições gerais de utilização. Ao Cliente é dada a possibilidade de consultar, ler com atenção e decidir se aceita ou não o regulamento e as condições gerais de utilização, sendo vedado o registo e a frequência de cursos a Clientes que não concordem com os termos do regulamento e das condições gerais de utilização. Com a aceitação destes termos, é registado o dia, hora e IP do Cliente, como forma de confirmar a sua aceitação.

 

1.2. O registo como Membro na UPMIND e qualquer inscrição relacionada com o registo é individual e intransmissível e apenas pode ser usufruída pelo cliente. O Nome de Utilizador (Login) e Acesso (Password) correspondentes a um Formando (registo de formando) apenas podem ser utilizados pelo Cliente e não podem ser cedidas ou utilizados por terceiros, incluindo entidades que tenham financiado a inscrição do Cliente.

 

1.3. Todos os textos, imagens, serviços interactivos, widgets, manuais, multimédia e demais serviços disponibilizados pela UPMIND ao destinam-se única e exclusivamente ao usufruto do Cliente e não podem ser dados a usufruir a qualquer outro indivíduo ou entidade, mesmo que tenham assumido o pagamento dos custos de inscrição e frequência do curso.

 

1.4. Todas as mensagens enviadas para o endereço de e- mail constante no registo do Cliente destinam-se única e exclusivamente ao Cliente e não podem ser copiadas, reproduzidas, alteradas, dadas a consultar, dadas a utilizar ou de qualquer outra forma dadas a usufruir a quaisquer outros indivíduos ou entidades, mesmo que tenham financiado a inscrição do formando.

 

1.5. Não obstante a utilização ser individual e intransmissível, o cliente pode solicitar a facturação dos serviços a terceiros, que assumam o pagamento das inscrições e frequência.

 

1.6. O Cliente reconhece que todos os seus acessos e movimentos dentro do site da UPMIND são registados e que os mesmos podem ser usados para efeitos legais.

 

  1. Dados do registo de Cliente

 

2.1. Ao efectuar um registo na UPMIND (situação também conhecida por “Tornar-se formando da UPMIND) o Cliente deverá preencher os seus dados no formulário de inscrição com informação verdadeira e declara estar em situação legal para preencher os referidos dados.

 

2.2. O Cliente declara, através da aceitação dos presentes Termos e Condições de Uso,

Regulamento de Formação e Condições Gerais de Utilização, e sob compromisso de honra, que os dados por si preenchidos ao efectuar um registo na UPMIND constituem informação verdadeira e relativa apenas e unicamente à sua própria pessoa.

 

2.3. Os dados pessoais fornecidos pelo Cliente no formulário de registo e/ou comunicados à UPMIND estão protegidos pela Lei nº 67/98 de 26 de Outubro e são os estritamente necessários para identificar o Cliente e constarão de uma base de dados que será utilizada pela UPMIND de tal forma a que seja possível manter em funcionamento a UPMIND e prestar serviços solicitados ao Cliente.

 

2.4. O Cliente tem direito a consultar e alterar os dados relativos à sua inscrição bastando para isso que contacte, por escrito, a UPMIND. A UPMIND envidará todos os esforços razoáveis para que seja possível ao Cliente alterar raidamente os seus dados através do próprio web site UPMIND, ou plataforma Moodle, mediante digitação do Nome do Utilizador e Código de Acesso, sem que no entanto se comprometa a disponibilizar tal forma de alteração a qualquer momento.

 

2.5. O tratamento destes dados é da responsabilidade da UPMIND que garante a sua confidencialidade e segurança e se obriga a não os ceder a terceiros.

 

 

  1. Utilização reservada de textos, imagens e serviços

 

3.1. Os textos, imagens, sons, serviços interactivos, widgets, manuais, pdfs, multimédia e demais materiais ou serviços disponibilizados pela UPMIND, adiante designados por conteúdos, destinam-se a ser utilizados para o fim único e exclusivo de frequência de um curso da UPMIND.

 

3.2. O cliente pode gravar e imprimir os conteúdos que, no âmbito da formação que estiver a frequentar, lhe forem disponibilizados mas apenas para efeitos da sua aprendizagem.

 

3.3. O Cliente não pode ceder ou vender os conteúdos a terceiros, copiá-los, reproduzi-los ou manipulá-los no todo ou em parte nem utilizar os conteúdos que lhe são colocados à disposição para fins comerciais, publicitários, de auto-promoção ou formação de terceiros, mesmo que para tal mencione a fonte. O Cliente reconhece ainda que não pode ceder os conteúdos de formação inclusivamente a quaisquer entidades que lhe tenham pago a inscrição e frequência no curso que está a frequentar ou frequentou.

 

3.4. No caso de publicar online trabalhos realizados no âmbito dos cursos que frequentar na UPMIND, e caso pretenda utilizar o nome da UPMIND, o Cliente, após obter a concordância da UPMIND, deverá mencionar “este trabalho foi realizado pelo formando (nome do Cliente) no âmbito do curso (nome do curso) da UPMIND e é da inteira responsabilidade do seu autor”, assumindo assim toda a responsabilidade pelo seu conteúdo e divulgação e isentando a UPMIND de qualquer responsabilidade.

 

3.5. O Cliente não pode igualmente utilizar o logótipo da UPMIND em qualquer circunstância, ainda que seja no âmbito de trabalhos realizados nos cursos que frequentar na UPMIND.

 

3.6. Todos os conteúdos disponibilizados no ou pela UPMIND são propriedade da UPMIND e/ou entidades ou indivíduos parceiros da UPMIND e não podem ser copiados, reproduzidos, editados, citados ou manipulados, no todo ou em parte.

 

3.7. Os recursos didácticos, conselhos, opiniões, textos, manuais, pdfs, imagens que não tenham o logótipo da UPMIND e demais informação disponibilizada é da responsabilidade dos autores, sejam eles formadores ou das entidades parceiras que os desenvolvem, e que estão expressamente indicadas nas páginas de descrição de cada curso e formação, não veiculando qualquer posição oficial ou responsabilidade da UPMIND.

 

  1. Regras de conduta

 

4.1. O Cliente aceita reger-se pelas regras e condutas de boa educação conforme os bons usos e costumes de Portugal e obriga-se a dirigir- se e interagir com os colaboradores, formadores, coordenação e restantes clientes da UPMIND de forma correcta e educada.

 

4.2. A UPMIND reserva o direito de editar ou remover quaisquer mensagens colocadas pelo cliente no fórum de discussão dos cursos, caso estejam a provocar distúrbios ao bom funcionamento do curso, ou sejam ofensivas, caluniosas, criminosas ou alheias às matérias dos cursos e reserva-se o direito de suspender a utilização do serviço por parte do cliente caso essa prática se repita ou seja considerada grave.

 

4.3. O Cliente reconhece que fica impedido de colocar nos fóruns de discussão, ou noutros instrumentos de interacção social utilizados na formação, como chat, mensagens comerciais não solicitadas, mensagens não relacionadas com as temáticas do curso, reclamações, pedidos de ordem pessoal ou mensagens que perturbem as actividades pedagógicas e o bom ambiente formativo.

 

4.4. O Cliente reconhece que fica impedido de recolher informações sobre os Clientes do serviço incluindo, mas não limitado a, nome, telefone e endereço de e-mail, e outros dados pessoais, sem prévia autorização dos Clientes visados e da UPMIND.

 

4.5. O Cliente reconhece que fica impedido de transmitir qualquer material que possa esta protegido por patentes, direitos de autor ou outras formas de protecção de propriedade intelectual e para o qual não tenha direitos de transmissão ou utilização, podendo a UPMIND apresentar queixa nas autoridades competentes.

 

4.6. O Cliente reconhece que fica impedido de criar uma identidade falsa, fazer-se passar por outra pessoa ou tentar enganar os outros clientes, os formadores ou funcionários da UPMIND, podendo a UPMIND apresentar queixa nas autoridades competentes.

 

 

4.6. O Cliente reconhece que fica impedido de transmitir vírus ou qualquer outro tipo de código destrutivo, nefasto que possa causar danos a terceiros ou à UPMIND, podendo a UPMIND apresentar queixa nas autoridades competentes.

 

 

  1. Requisitos de utilização

 

5.1. A utilização do serviço da UPMIND apenas é possível se o Cliente dispuser de acesso a um moderno computador/tablet ou telemóvel com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga) e um browser, como o Internet Explorer, Firefox, Google Chrome ou Apple Safari, devidamente actualizados nos últimos 6 meses. Poderá também usar a aplicação Moodle, tanto no tablet/telemóvel Android ou IOS, bem como no computador. É ainda necessário que o Cliente tenha algumas competências actualizadas no domínio das novas tecnologias de informação e seja maior de idade. A frequência de cursos de formação implica igualmente a aceitação do Regulamento de Formação e das Condições Gerais de Utilização.

 

5.2. O Cliente é responsável por todos os custos relacionados com o equipamento e ligação à Internet, nomeadamente com os custos em que possa incorrer para estabelecer e utilizar uma ligação à Internet, assim como com os custos das reparações dos equipamentos ou upgrade dos mesmos e a impressão de recursos didácticos.

 

5.3. O cliente compromete-se ainda a, antes de proceder à inscrição e pagamento, garantir o cumprimento dos requisitos adicionais e necessários à frequência de uma determinada formação, nomeadamente ao nível do equipamento, software, competências, experiência profissional, habilitações académicas e literárias, domínio de línguas estrangeiras entre outros que sejam mencionados na página de descrição da formação que pretende frequentar e entregar todos os documentos comprovativos desse cumprimento.

 

5.4. O Cliente é responsável pela falta de condições técnicas que o impossibilitem de frequentar o curso, no seu todo ou em parte, como é o caso de avaria no computador, problemas com firewalls ou sistemas de protecção instalados, como por exemplo anti-vírus, e problemas de acesso à Internet, entre outros.

 

5.5. O Cliente é ainda responsável por garantir o domínio das competências em tecnologias de informação e comunicação (TIC) necessárias à frequência plena dos cursos de formação, garantindo que detém essas competências no momento em que o curso se vai iniciar.

 

5.6. Em caso de problemas de ordem técnica, como avarias no computador ou problemas de acesso à Internet, o Cliente é responsável por assegurar alternativas, não podendo imputar a UPMIND quaisquer responsabilidades nessa área.

 

5.7. O cliente responsabiliza-se ainda por todos os acontecimentos do foro pessoal e profissional que lhe impeçam a frequência, na totalidade ou em parte, das formações em que se inscreve, e para as datas seleccionadas, como são o caso dos compromissos profissionais inesperados, problemas com familiares, doenças, dificuldades em aceder ao e-mail, dificuldades em acompanhar o ritmo ou o grau de exigência do curso, assim como por alterações das suas necessidades formativas ou do seu contexto profissional.

 

  1. Inscrições e pagamentos

 

6.1. O registo simples na plataforma de e-learning da UPMIND é gratuito.

 

6.2. O Cliente deve pagar à UPMIND as quantias relativas à utilização das formações que pretende frequentar, quantias essas que estarão devidamente assinaladas nas páginas de descrição de cada curso, e que serão devidas assim que o Cliente efectua a inscrição nos cursos que pretende frequentar.

 

6.3. O Cliente apenas tem acesso ao curso pretendido após efectuar a respectiva inscrição, efectuar o respectivo pagamento e comprovar o seu pagamento quando assim exigido e apenas a partir da data de início do curso.

 

6.4. O Cliente pode inscrever-se em qualquer curso desde que seja maior de idade e cumpra os requisitos estipulados no ponto 6. No caso dos cursos com requisitos específicos ao nível da qualificação ou da experiência, o Cliente deve fazer prova dos mesmos. O Cliente pode inscrever-se no curso até ao dia em que este começar e desde que existam vagas e directamente no site, a partir da página que descreve o curso. O Cliente pode inscrever-se online, através do website da UPMIND, telefonicamente ou por e-mail. Depois da formação começar, e desde que ainda tenha vagas, o Cliente pode inscrever-se no curso e desde que a UPMIND considere que o Cliente tem condições para recuperar o tempo perdido. Neste caso, o Cliente, apesar de não perder nenhuma aula, assume a responsabilidade por ter menos dias de acesso ao curso. Poderá no entanto, inscrever-se na próxima edição do mesmo.

 

6.5. Depois de confirmado o cumprimento de requisitos das formações, os formandos são seleccionados por ordem de chegada da inscrição e do pagamento da inscrição e reserva da vaga. No caso dos cursos que tenham número máximo de participantes, os formandos serão seleccionados por ordem de chegada do pagamento para reserva da vaga.

 

6.6. O Cliente reconhece que, excepto nos casos assinalados, não existe número mínimo ou máximo de participantes nos cursos.

 

6.7. O Cliente é responsável por todas as taxas cobradas pelos bancos ou por entidades financeiras através das quais efectue o pagamento da inscrição e por fazer chegar à UPMIND a totalidade do valor da inscrição.

 

6.8. O Cliente reconhece que, caso pague apenas uma parte do valor da inscrição e não a totalidade, o valor pago funciona como sinal e não será devolvido nem dará direito a nenhum crédito futuro caso, perdendo o Cliente o direito ao mesmo.

 

6.9. Depois de efectuar o pagamento de uma inscrição, o Cliente reconhece que reservou uma vaga para si e, como tal, só pode alterar a data do curso caso a UPMIND o autorize.

 

6.10. Antes de efectuar o pagamento da sua inscrição num curso, o Cliente pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

 

6.11. O Cliente reconhece que até efectuar o pagamento da inscrição não poderá frequentar o curso nem terá a sua vaga assegurada e que o facto de se ter inscrito primeiro que outros Clientes não lhe dá prioridade no acesso a vagas, que são ocupadas por ordem de chegada de pagamentos.

 

6.12. A UPMIND permite a alteração da data de início do curso até à véspera deste se iniciar e para uma das próximas datas disponíveis do curso, excepto no caso dos cursos com número de vagas limitado em que o adiamento do curso apenas é possível se outro Cliente manifestar interesse em ficar com a vaga. Caso o curso já se tenha iniciado, já não é possível alterar a data de início do curso.

 

6.13. O Cliente apenas pode solicitar a troca de um curso por outro, de igual valor ou inferior, até à data de início do curso ou, caso o curso tenha começado, desde que ainda não tenha acedido a nenhuma aula nem ao fórum de discussão e desde que o curso em que se inscreveu inicialmente não tenha número de vagas limitado. Caso a troca seja feita por um curso de valor inferior, a diferença não será devolvida e ficará em crédito, para utilização futura do cliente, sem prazo associado.

 

6.14. Em caso de adiamento de inscrição, os valores pagos ficam retidos na empresa até o Cliente indicar qual a data de início pretendida.

 

6.15. Caso o Cliente pretenda cancelar a sua inscrição num curso com número de vagas limitado, os valores pagos não são devolvidos nem ficam em crédito, sendo considerada uma desistência, perdendo o Cliente quaisquer direitos sobre os valores pagos.

 

6.16. Caso o Cliente cancele a sua inscrição depois de já ter pago a sua inscrição, excepto no caso dos cursos com número de vagas limitado, os valores pagos não são devolvidos e ficam em crédito, não tendo, no entanto, prazo para serem utilizados.

 

6.17. Em caso de cancelamento da inscrição com direito a crédito ao Cliente, o Cliente pode, no entanto, solicitar, a título extraordinário, a devolução dos valores pagos suportando a taxa de processamento administrativo respectiva, reservando-se ainda a UPMIND ao direito de debitar adicionalmente um montante igual a 5% do valor em questão nos casos dos pagamentos por cartão de crédito ou multibanco, com um mínimo de 10 euros e 10 euros nos restantes casos, comprometendo-se a efectuar a devolução no prazo de 30 dias úteis após o envio do comprovativo de IBAN da conta do cliente.

 

6.18. Caso o Cliente não frequente o curso nas datas escolhidas, por motivos não imputáveis à UPMIND, o Cliente não tem direito a qualquer devolução ou crédito, sendo considerada uma desistência e perdendo quaisquer direitos sobre os valores pagos, usufruindo no entanto da possibilidade de se reinscrever no curso ou de solicitar medidas de remediação ou prolongamentos de acesso.

 

6.19. O Cliente reconhece que caso pretenda usufruir de descontos de vales de desconto, vouchers ou descontos fornecidos a entidades parceiras, não poderá acumular esses descontos entre si ou com outras promoções em vigor sobre o preço normal do curso e que deverá utilizar o voucher aquando do pagamento da inscrição. Deverá também fornecer, caso seja solicitado, um documento comprovativo da sua relação com a entidade parceira e que, caso não o faça, não lhe serão aplicados quaisquer descontos ficando os valores parciais já pagos como sinal de pagamento da inscrição.

 

6.20. O Cliente, ao completar a inscrição, terá de indicar os dados de facturação e o método de pagamento que prefere usar para pagar a inscrição, podendo solicitar, a qualquer momento a alteração do método de pagamento da inscrição. Deverá ainda, nesse momento, confirmar os dados pessoais que constam no seu perfil de membro, como o nome, data de nascimento, e outros, e que irão ser utilizados para efeitos de emissão do certificado de formação profissional.

 

6.21. O Cliente reconhece que após efectuar o pagamento de uma inscrição na íntegra, não poderá aplicar, retroactivamente, quaisquer vales de desconto, vouchers ou descontos fornecidos a entidades parceiras, que o valor do desconto não lhe será reembolsado e que, para usufruir dos descontos deverá enviar os vales ou comprovativos de desconto antes ou no momento em que efectua o pagamento do valor como desconto já aplicado.

 

6.22. Nos dois dias seguintes a efectuar o pagamento, o Cliente poderá solicitar a alteração dos dados de facturação que indicou, sem custos adicionais. Findo esse prazo, os pedidos de alteração dos dados de facturação ou de dados das vendas a dinheiro recebidas estão sujeitos à devolução dos originais das mesmas e ao pagamento de uma taxa de processamento administrativo.

 

6.23. No caso do Cliente efectuar o pagamento da inscrição por cartão de crédito, a UPMIND compromete-se a garantir a privacidade dos dados do titular do cartão e da transacção e a cumprir as normas da Redunicre quanto à segurança e transmissão dos dados de pagamento com cartão e a não transmitir esses dados a terceiros. A UPMIND compromete-se ainda a dar resposta a qualquer solicitação que o titular do cartão apresente, em prazo não superior a 2 dias.

 

6.24. O Cliente reconhece que, ao efectuar o pagamento de uma inscrição por cartão de crédito, está a pretender reservar a sua vaga, pelo que o débito do valor da transacção na sua conta-cartão poderá ser imediato, ainda que a data de início do curso/de prestação do serviço seja futura.

 

6.25. A UPMIND compromete-se a restituir os valores pagos em caso de não conseguir garantir o funcionamento do curso nas condições e datas inicialmente previstas, em caso de cancelamento dos cursos ou não existência de número mínimo de formandos.

 

6.26. Os valores pagos pelo Cliente estão isentos de IVA e incluem os custos de uma emissão e expedição do certificado caso tenha aproveitamento no curso.

Anexo A ao Ponto 6 – Pagamentos – Protocolos com Instituições Bancárias e Financeiras

Para Informações sobre protocolos de pagamentos deverá consultar a página Preçários, Pagamentos e Propinas, onde estão descritos os protocolos e serviços associados aos pagamentos das propinas e inscrições com a UPMind Formação Avançada.

 

  1. Frequência da formação

 

7.1. Nas formações em e-learning, é disponibilizada uma nova aula conforme o mapa de módulos de cada disciplina, sendo que na abertura da edição é disponibilizada um módulo de acolhimento. Após ter sido disponibilizado o último módulo do curso, o cronograma incluirá alguns dias extra para o Cliente terminar a formação. O cronograma da formação está presente no website UPMIND.pt, na descrição de cada formação, pelo que o Cliente deverá consultar a mesma antes deste proceder à inscrição no curso, e o mesmo não pode ser alterado durante a formação sem o consentimento escrito de todos os formandos que se encontram a frequentar o curso. O mesmo se aplica a cursos que tenham sessões presenciais marcadas para determinados dias e locais e cuja alteração carece de autorização unânime. Nos cursos são em formato presencial ou blended-learning, o cronograma das sessões presenciais é comunicado ao Cliente por e-mail, sendo mencionados os dias, as horas e os locais das sessões presenciais. Os cronogramas dos cursos são ainda disponibilizados online na área privada do Cliente.

 

7.2. Uma vez iniciado a formação, o Cliente tem acesso à mesma 24 horas por dia, desde as 0 horas do primeiro dia até às 23h59 do último dia de acesso ao curso. No caso das formações modulares, o Cliente tem acesso a cada módulo desde as 0 horas do primeiro dia de cada módulo até às 23h59 do último dia de acesso ao módulo.

 

7.3. Os critérios de avaliação dos cursos são especificados na página que descreve a formação, consultável antes do Cliente se inscrever no curso, e podem incluir a avaliação dos trabalhos propostos nas aulas individuais ou em grupo, o resultado dos testes de avaliação, a participação online e projecto final. O peso específico de cada um destes elementos no apuramento da classificação final é apresentado e discutido no início de cada curso, no fórum de discussão ou na primeira aula.

 

7.4. Durante o período da formação, é dever do Cliente frequentar a mesma, garantindo uma assiduidade mínima que é especificada para cada curso, a realização das propostas de trabalho e dos testes de avaliação e a participando online nas dinâmicas propostas pelos formadores. No caso dos cursos com sessões presenciais, o Cliente reconhece que não existem tolerâncias e que qualquer atraso é registado para efeitos de assiduidade.

 

7.5. Durante a frequência dos cursos, o Cliente tem direito a uma tutoria prestada por um formador certificado através de fórum de discussão onde é garantida uma resposta num prazo razoável após a colocação da mensagem, não sendo aceites trabalhos entregues por e-mail ou correio ou colocados em outros fóruns que não os do respectivo curso. A tutoria não inclui a discussão ou análise de questões que vão além das temáticas do curso nem consultoria.

 

7.6. É função do formador disponibilizar recursos didácticos através da plataforma, outros recursos adicionais ou complementares, corrigir trabalhos identificando pontos positivos e elementos de melhoria e verificar se os mesmos foram feitos, esclarecer dúvidas sobre as matérias e fazer a ligação entre o formando e a UPMIND.

 

7.7. Cabe aos técnicos de apoio ao Cliente apoiar o Cliente em questões não directamente relacionadas com as temáticas do curso, como esclarecer os objectivos e programa do curso, as edições disponíveis, o funcionamento do curso e das plataformas.

 

7.8. O Cliente poderá ainda recorrer ao Coordenador Pedagógico do curso caso considere que existem falhas pedagógicas no curso, que o desempenho do formador não é adequado ou que os técnicos de apoio ao Cliente não conseguiram responder correctamente às suas questões. Cabe ao coordenador pedagógico assegurar o apoio à gestão da formação, o acompanhamento pedagógico de acções de formação e a articulação com os formadores e com o gestor de formação. Em última instância, o Cliente poderá recorrer ao Gestor da Formação a quem compete a definição da política de formação, o planeamento, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de actividades, a gestão dos recursos e as relações externas, ou à gerência da empresa.

 

7.9. O Cliente reconhece que o facto de não ler as mensagens colocadas no fórum de discussão não o isenta de responsabilidades no não cumprimento dos critérios mínimos de aprovação no curso.

 

7.10. O Cliente reconhece que para ter aproveitamento no curso terá de cumprir os critérios de avaliação da formação e que são comunicados pelo formador nos dois primeiros dias de acesso ao curso, ou nas aulas (no caso dos tutoriais) ou no fórum de discussão.

 

7.11. O Cliente reconhece que, caso a sua inscrição tenha sido paga pela sua entidade patronal, esta tem direito a ser informada sobre a progressão da sua aprendizagem e a solicitar um relatório de avaliação no final da formação, suportando para tal as despesas associadas.

 

7.12. Exclusivamente nos cursos totalmente online, e no prazo máximo de 3 dias após o curso terminar, o Cliente tem direito a solicitar uma extensão do prazo de acesso ao curso por 5 ou 10 dias caso não tenha conseguido terminar o curso no prazo, suportando para tal as despesas de prolongamento de prazo associadas.

 

7.13. Uma vez comunicada a avaliação do Cliente, este tem o direito de solicitar, a título gratuito, e no prazo de 48 horas após comunicada a classificação, a revisão da sua classificação no curso. Findo esse prazo ou caso o Cliente pretenda um relatório de avaliação, terá de suportar as despesas associadas à consulta dos processos de avaliação.

 

7.14. No caso do Cliente ter reprovado a uma formação, e no prazo de 30 dias após o términus, o Cliente tem direito a reingressar no curso mediante o pagamento adicional definido pela condições da própria formação.

 

7.15. O Cliente reconhece que podem existir falhas no acesso ao site da UPMIND, nomeadamente para actualização técnica do site, planeadas ou não e que apenas tem direito a medidas compensatórias caso essas falhas se prolonguem por mais de 48 horas seguidas ou interpoladas ao longo da formação.

 

  1. Declarações de frequência e certificados de formação profissional

 

8.1. O Cliente reconhece que a UPMIND se reserva ao direito de exigir cópias dos documentos de identificação para emissão do certificado de formação profissional.

 

8.2. O Cliente tem direito a uma declaração de inscrição gratuita, processada por computador, que atesta que está inscrito num curso, bastando para tal fazer solicitar a mesma à UPMIND durante a duração do curso. O Cliente pode solicitar a emissão dessa declaração em papel timbrado e assinado pela direcção da UPMIND, suportando a taxa de serviço respectiva, que terá igualmente de ser suportada no caso do Cliente pretender a declaração antes da formação se iniciar ou depois dela ter terminado.

 

8.3. Apenas é emitido o certificado de formação profissional ao Cliente se este obtiver uma classificação final positiva. Em caso de reprovação, o Cliente pode solicitar a emissão de uma declaração de frequência em papel timbrado e assinado pela direcção da UPMIND, suportando a taxa de serviço respectiva, sendo que nessa declaração é mencionado que o Cliente frequentou a formação mas que reprovou.

 

8.4. Os certificados são emitidos no prazo de 20 dias úteis após o curso terminar e expedidos em correio normal para a morada indicada pelo Cliente no momento em que completou a inscrição. No entanto, o Cliente pode solicitar a emissão urgente (em 72 horas) do certificado assim como o envio em correio azul ou o registo de correio, suportando as taxas de serviço e portes associados.

 

8.5. No prazo de 5 anos após o curso terminar, o Cliente pode solicitar a emissão de uma segunda via do certificado ou a alteração dos seus dados pessoais que constam no mesmo (por exemplo, colocar o nome completo ou corrigir a data de nascimento ou os dados do documento de identificação), suportando as taxas de serviço respectivas. Caso o Cliente seja residente num país estrangeiro e pretenda a reemissão e reexpedição do certificado para um país estrangeiro, ou caso pretenda uma segunda via do mesmo, deverá ainda suportar os custos postais adicionais.

 

8.6. Caso o certificado seja emitido com dados incorrectos, por erro imputável à UPMIND, o cliente tem direito à reemissão gratuita de novo certificado, desde que devolva o certificado originalmente emitido. Caso o certificado original não possa ser devolvido, a emissão do certificado é cobrada como se se tratasse de uma segunda via do certificado.

 

8.7. O Cliente reconhece que a UPMIND não pode ser responsabilizado por o Cliente receber o certificado danificado por maus tratos no manuseamento postal, devendo o Cliente reclamar junto dos CTT fazendo-se acompanhar do envelope da UPMIND que menciona a expressão “não dobrar” do cartão que foi incluído no envelope e exigir aos CTT o pagamento dos custos associados à emissão de uma segunda via do certificado.

 

8.8. Caso o Cliente não disponha de uma caixa de correio suficientemente grande onde o envelope que contém o certificado possa ser colocado e o carteiro deixe um aviso de recepção para o mesmo ser levantado, e o Cliente não o faça no prazo fazendo com que o certificado seja devolvido à UPMIND, o Cliente reconhece que terá de suportar as despesas de reexpedição do certificado e os respectivos portes. O mesmo acontece caso o Cliente indique uma morada incompleta ou errada.

 

8.9. O Cliente reconhece que no caso de lhe ter sido oferecida uma inscrição num curso, como as decorrentes de oferta de vouchers de outros clientes, tem direito frequentar o curso, ao acompanhamento por parte do tutor do curso e à avaliação mas que a emissão de certificado está sujeita ao pagamento da taxa de serviço correspondente, devendo o Cliente solicitar essa emissão.

 

8.10. O Cliente pode solicitar a emissão do certificado de formação em língua estrangeira suportando a taxa de serviço correspondente. Neste caso, receberá o certificado original, que está incluído no preço, e o certificado em língua estrangeira.

 

8.11. No curso de formação inicial de formadores a emissão do certificado é substituída pela comunicação ao IEFP da conclusão do curso, através da plataforma para tal disponibilizada.

 

  1. Reclamações

 

9.1. O Cliente tem direito a reclamar. As reclamações podem ser feitas por telefone ou, preferencialmente, por forma escrita e dirigidas à gerência da empresa. O Cliente tem ainda à disposição o livro de reclamações, além do livro electrónico.

 

9.2. A reclamação é tratada no prazo máximo de 8 dias úteis sendo a decisão comunicada ao cliente pelo mesmo método que este usou para apresentar a reclamação.

 

9.3. Caso o Cliente não tenha possibilidade de elaborar a reclamação por escrito, a UPMIND elabora internamente um documento com os elementos apresentados pelo Cliente, onde consta a identificação do Cliente, a natureza, o local e a data da reclamação e, caso seja necessário, solicita ao Cliente que verifique se foram detalhados todos os aspectos da reclamação e inclua eventuais dados ou documentos adicionais antes de a registar na ficha de Cliente e a comunicar internamente para que a mesma possa ser tratada.

 

9.4. O tratamento das reclamações passa pela análise da situação, da procura das causas que deram origem à mesma assim como os responsáveis directos, sendo posteriormente desencadeadas as medidas correctivas consideradas adequadas por forma a corrigir a situação ou medidas preventivas de situações futuras similares.

 

9.5. Ao Cliente é reservado o direito de contestar a decisão, abrindo-se novamente a reclamação. Caso o Cliente não responda no prazo de 5 dias, considera-se aceite a resposta e a reclamação é arquivada para posterior tratamento estatístico.

 

9.6. Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo. Mais informações em Portal do Consumidor.

 

  1. Suspensão do serviço e alterações de condições de serviço

 

10.1. As presentes Condições Gerais de Utilização, quando aceites pelo Cliente, assumem a forma de um contrato celebrado entre o Cliente e a UPMIND.

 

10.2. Outras condições de formação podem ser determinadas em contratos específicos e complementares de formação, cujas condições se consideram aceites com o início da formação por parte do formando, ou caso não sejam contestadas no prazo de 48 horas após o envio do referido contrato por e-mail e se, posteriormente a isso, o Cliente pagar o valor da inscrição.

 

10.3. A UPMIND reserva-se ao direito de renunciar o contrato a qualquer momento, caso o Cliente viole, ameace violar ou demonstre que não pretende vir a cumprir as Condições Gerais de Utilização, se tal for exigido à UPMIND por condições legais ou se a disponibilização do site ao Cliente deixar de ser, na opinião da UPMIND, viável financeiramente, sem direito a qualquer medida compensatória ou indemnização.

 

10.4. Este contrato, bem como qualquer interpretação ou disputa a ele relativa, rege-se pela legislação Portuguesa com as ressalvas especificadas neste contrato. Para resolução de litígios emergentes, considera-se competente o foro da comarca de Vila Nova de Gaia, Portugal, com expressa renúncia a qualquer outro.

 

10.5. O Cliente poderá renunciar o contrato através de comunicação escrita à UPMIND com uma antecedência mínima de 30 dias relativa à data de início do curso. O Cliente obriga-se a cessar toda e qualquer utilização, directa ou indirecta, dos serviços da UPMIND após a data de término do contrato, pagando à UPMIND toda e qualquer quantia que ainda mantenha em dívida.

 

10.6. As Condições Gerais de Utilização não poderão ser alteradas a qualquer altura, sendo necessária a comunicação ao Cliente pelo meio que a UPMIND considerar mais conveniente. Apenas após a aceitação das novas Condições por parte do Cliente poderão estas vigorar.

 

10.7. Se o Cliente não comunicar expressamente a sua aceitação das novas Condições mas mantiver a utilização do site, a aceitação das mesmas é assumida tacitamente.

 

10.8. Se o Cliente comunicar a sua não-aceitação das alterações às Condições Gerais de Utilização deverá, de imediato, cessar a utilização dos serviços da UPMIND e caso esteja a frequentar algum curso, será reembolsado do valor correspondente aos dias do curso que ainda restavam, face à duração total dos cursos.

 

10.9. O Cliente reconhece que, mesmo que renuncie às Condições Gerais de Utilização, poderá ser responsabilizado judicialmente por violação de direitos de autor, ofensas, dívidas e por todas as consequências que possam advir, directa ou indirectamente, da má utilização dos serviços da UPMIND e/ou dos seus conteúdos e que as provisões relativas à utilização reservada de textos, imagens e serviços, às regras de conduta e dados do registo de Cliente sobrevivem ao término do contrato, mantendo-se em vigor mesmo depois do fim da relação entre o Cliente e a UPMIND.

 

10.10. A UPMIND reserva-se ao direito de renunciar o contrato em qualquer outra circunstância, bastando para isso que notifique o Cliente com uma antecedência mínima de 30 dias, desde que reembolse o Cliente de quaisquer importâncias pagas relativas a inscrições de cursos que ainda não se iniciaram.

 

 

UPMind na vanguarda da formação

 

UPMind, Formação Avançada Ldª – Novembro 2023

Regulamento de Formação

 

1.1.      Objetivos do Regulamento de Formação

 

O Regulamento da Atividade Formativa tem como finalidade regular a atividade da entidade formadora no que diz respeito ao desenvolvimento da formação, para uma atuação transparente. As normas de funcionamento são adequadas ao contexto de atuação da entidade e à modalidade de formação presencial, desenvolvida. Este Regulamento é divulgado aos formandos e formadores.

 

  1. Inscrição dos formandos

 

  • A inscrição é realizada através do nosso website na internet – www.UPMIND.pt – preenchendo o formulário de inscrição, que deve ser preenchido na íntegra.
  • É também na inscrição que o aluno tem acesso regulamento de formação.
  • A inscrição só é confirmada após a confirmação de pagamento do valor da inscrição-
  • A inscrição deverá ser efetuada até 10 dias antes da data de início da formação, mediante o procedimento acima descrito.
  • Até 5 dias antes do início do curso deverá ser efetuado o pagamento da inscrição.
  • Para formação intraempresas é estabelecido um contrato com a empresa cliente. É a empresa cliente que seleciona os formandos de acordo com o programa de formação e os pré-requisitos aplicáveis. Nestes casos a informação sobre os formandos será disponibilizada pela entidade cliente à UPMIND, atempadamente, antes do início da formação.

 

  1. Critérios e Métodos de seleção de formandos

 

  • Os candidatos aos cursos/ações de formação ministrados serão selecionados de acordo com as suas habilitações académicas e profissionais e demais pré-requisitos específicos de cada curso/ação de formação. Na seleção poderá ser utilizada uma conjugação de um ou mais critérios.
  • A seleção dos formandos tem em conta a ordem de chegada das inscrições e o respetivo cumprimento dos requisitos específicos de cada formação.
  • A constituição dos grupos de formação obedece, à chegada das inscrições, aos locais de realização das ações de formação e à profissão e habilitações dos formandos. A constituição da turma é realizada de forma a ser homogénea nos seus conhecimentos, para validação, existe a avaliação de pré-requisitos, no início da formação. Os candidatados não selecionados são informados preferencialmente por correio eletrónico ou contacto telefónico, ficando em lista de potenciais formandos, para futuras ações.
  • O n.º mínimo e máximo de participantes em cada ação é estabelecido de acordo com a formação a realizar, reservando, a UPMIND, o direito de aumentar ou diminuir este número, desde que não prejudique os objetivos e estratégia formativa do curso.

 

  1. Valores e Pagamentos

 

  • O valor de inscrição é o que está publicado, no ato da inscrição.
  • A inscrição e o pagamento da inscrição, no curso a realizar deverão ser feitos de acordo com o presente regulamento de formação;
  • O restante valor do curso a frequentar deverá ser liquidado, até data acordada com a UPMIND, de acordo com a carga horária total do curso. Exemplo: num curso de 200 horas, o curso poderá ser pago em 3 vezes: inscrição e as tranches até data a acordar. O estipulado para o pagamento dos cursos, ficará por escrito e assinado por ambas as partes.
  • O não cumprimento das datas acima determinadas, no âmbito do pagamento dos cursos implica a suspensão da frequência no curso até o formando regularizar as prestações vencidas. Aquando da liquidação do montante total da ação de formação será enviado um recibo único, referente a essa liquidação e o formando será integrado numa outra ação de formação, do mesmo curso.

 

  1. Devoluções e Desistências

 

  • Em regra, não há devolução dos valores pagos mediante desistência do curso. Salvo mediante justificação que será sempre analisada pela gerência da UPMIND.
  • Em caso de cancelamento do curso por parte da UPMIND, os formandos têm o direito de selecionar, outra data e/ou local para frequentar o curso, mediante a calendarização das datas e locais divulgados pela UPMIND. Caso o formando já não possa frequentar nenhuma ação de formação, a UPMIND restitui o valor do curso, exceto da inscrição.

 

  1. Alteração de horários, locais, cronogramas da formação e cancelamentos de cursos

 

  • A UPMIND reserva-se ao direito de proceder a alteração de horários, locais e datas de formação, desde que isso não inviabilize os objetivos da ação, ou não conflitue com os interesses dos formandos, comprometendo-se nestes casos a comunicar as alterações ocorridas com a antecedência possível. Nestes casos a UPMIND deverá contactar os participantes (preferencialmente por email), com a antecedência possível informando-os desse facto e da causa de tal situação.
  • Sempre que o cancelamento se traduza em adiamento, a UPMIND deverá igualmente contactar, pelos mesmos meios, todos os participantes, informando-os da nova data de realização da ação.
  • A UPMIND pode propor aos participantes o adiamento do curso, apresentado datas alternativas. Neste caso, os participantes confirmam a sua disponibilidade para as novas datas, ficando a decisão de realização a cargo da UPMIND.
  • A UPMIND pode adiar ou cancelar qualquer ação programada para a qual não tenham sido reunidos participantes suficientes, ou por qualquer outro motivo de gestão.
  • No caso de cancelamento ou adiamento do curso, e após a análise de cada caso, a UPMIND poderá devolver a importância cobrada ou aplica-la numa outra inscrição.

 

  1. Assiduidade e Pontualidade na Formação Presencial

 

  • Para obter o certificado de frequência e/ou de formação profissional da ação de formação nos casos presenciais, o formando deverá cumprir com uma taxa de assiduidade entre 75% a 100%.
  • O formando deve ser rigoroso no cumprimento dos horários, será permitido em termos de horário, uma tolerância, nunca superior a 15 minutos, visto que os formandos deverão frequentar e participar no curso do início ao fim.
  • A assiduidade é verificada, caso seja necessário, através de folhas de presença onde os formandos devem assinar sempre que lhes for solicitado, para que seja emitido o respetivo certificado de frequência ou certificado de formação.
  • A prática da assiduidade e da pontualidade é obrigatória tanto para os formandos como para os formadores.

 

  1. Avaliação

 

  • Todos os cursos ministrados pela UPMIND, devido à sua natureza e importância, possuem avaliação de aprendizagem. A avaliação como elemento integrante e fundamental, será realizada ao longo de toda a ação de formação. Assim teremos: avaliação diagnóstica, avaliação contínua e avaliação final.
  • A avaliação continua terá como objetivo acompanhar o formando na sua aprendizagem e, assim, avaliar o seu progresso no decorrer da ação de formação. Tendo em consideração que os cursos são maioritariamente compostos por componente prática, a observação é a forma mais direta de avaliação continua, a par de questões orais.
  • A avaliação final será efetuada no final da formação e pode ser composta por testes de avaliação escrita e/ou exercícios práticos.
  • O resultado desta avaliação pode ser conhecida pelo formando, a qualquer momento, mediante solicitação expressa do mesmo.
  • Além da classificação obtida através da avaliação, será também determinante para a obtenção de aproveitamento a frequência de 100% do tempo de formação.

 

  1. Emissão de Certificados

 

  • Se a ação, pelas suas características tiver um sistema de avaliação de conhecimentos ou de aprendizagem, é feita a emissão de um Certificado de Formação Profissional, desde que se cumpra 75% de assiduidade (quando aplicável) e nota positiva na avaliação final superior a 50%.
  • Se a ação, pelas suas características não tiver um sistema de avaliação de conhecimentos ou de aprendizagem, é feita a emissão de um Certificado de Frequência de Formação Profissional.
  1. Formação Intraempresas

 

  • A Formação Intraempresas é realizada mediante solicitação e especificações do Cliente, sendo expressas as condições de prestação de serviço na Proposta de Formação. O conteúdo da Proposta de Formação terá que ser elaborado de acordo com as disposições gerais do presente regulamento.
  • As condições de funcionamento da formação poderão, em alguns aspetos ser diferentes das expostas no presente regulamento, desde de que acordadas previamente com o cliente.

 

  1. Direitos e Deveres dos Formadores

 

Indivíduos qualificados detentores de habilitações académicas e profissionais específicas, cuja intervenção facilita ao formando a aquisição de conhecimentos e/ou desenvolvimento de competências, atitudes e formas de comportamento.

 

DIREITOS

  • Dispor dos recursos (equipamentos e materiais de apoio didáticos) previamente solicitados, junto da Gestora/Coordenadora de Formação.
  • Dispor de visita de acompanhamento, sempre que solicitada.
  • Ter acompanhamento da gestão e da coordenação da formação.

 

DEVERES

 

  • O Formador deverá apresentar-se no local onde irá decorrer a formação, a tempo de verificar se estão reunidas as condições necessárias, para o desenvolvimento da formação.
  • Cumprir os objetivos definidos para a ação de formação.
  • Assegurar a reserva sobre dados e acontecimentos relacionados com o processo de formação e seus intervenientes.
  • Zelar pelos meios materiais e técnicos colocados à disposição.
  • Ser assíduo e pontual.

 

  1. Direitos e Deveres dos Formandos

 

Direitos

 

  • Receber a formação em harmonia com os programas estabelecidos;
  • Obter no final da ação um certificado comprovativo da frequência na ação, desde que concluída com aproveitamento;
  • Recusar a realização de atividades que não se insiram no objeto do curso.

Deveres

  • Frequentar a ação de formação com interesse, assiduidade, pontualidade e no rigoroso respeito pelos colegas, formadores, entidade formadora e outros intervenientes no processo formativo;
  • Não divulgar, sob qualquer forma, informações sobre equipamentos e processos que assumam natureza confidencial ou reservada;
  • Utilizar com cuidado e zelar pela boa conservação dos equipamentos;

 

  1. Coordenação pedagógica

 

coordenacaopedagogica@upmind.pt

 

  • A Coordenação deve assegurar a boa execução da formação, de acordo com o definido no programa de formação e no presente regulamento.
  • A Coordenação deve estar disponível para acompanhamento e solicitações dos formandos, disponibilizando os contactos da UPMIND.

 

  1. Sugestões e reclamações

 

Todos os intervenientes no processo podem contribuir para a melhoria dos mesmos, através de sugestões de melhoria e/ou reclamações. Todas as revisões de melhorias e/ou alterações identificadas devem ser analisadas pela gerência e gestora/coordenadora de formação.

É possível fazer sugestões de melhoria e/ou reclamações, através do email:  geral@upmind.pt ou através dos questionários que são aplicados aos intervenientes da formação no final da ação. O prazo para resposta escrita, por parte da gestora/coordenadora de formação não deve exceder 15 dias úteis, contados a partir da data de receção da sugestão/reclamação.

 

 

UPMind na vanguarda da formação
UPMIND – Fevereiro 2020

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